quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pacotão de segurança: perguntas e respostas sobre vírus em celular

Os aparelhos em risco são os chamados smartphones. Esses celulares, diferentemente dos mais comuns, são capazes de rodar uma enorme variedade de aplicativos. A possibilidade de vírus está ligada aos aplicativos; não existe relação com a funcionalidade de “entrar na internet”, mas no aplicativos que ele pode utilizar.
Os celulares mais simples apenas executam aplicativos em Java, que são bem limitados (por isso, a possibilidade de infectarem os aparelhos é bem menor). Os smartphones são classificados de acordo com o sistema operacional utilizado. Os sistemas mais comuns são o Symbian, o Windows Mobile, o BlackBerry, o OS X e o Android.
Não há motivo para pânico. Mas é importante se informar a respeito de atualizações para o sistema do celular, caso venham a ser disponibilizadas, e também evitar o uso de programas obtidos em fontes não confiáveis.
Arquivos recebidos por Bluetooth, que chegam ao seu aparelho sem você saber quem enviou, também podem estar disseminando alguma praga digital e, por isso, não devem ser abertos. A situação nos celulares é bem diferente da dos computadores. É muito difícil ser infectado e, provavelmente, vocês terão realmente de querer executar um vírus para que ele se aloje no aparelho. Essa é a situação por enquanto, pelo menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário